TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O DISNEY CULTURAL EXCHANGE PROGRAM
O QUE É O DISNEY CEP?
O Disney® Cultural Exchange Program é um programa de trabalho remunerado na Disney que coincide com as férias escolares de verão no Brasil, de novembro a janeiro. A duração aproximada do programa é de 2 a 3 meses, no qual o participante poderá trabalhar em hotéis e parques do complexo Walt Disney World® Resort, em Orlando, na Flórida.
QUEM PODE PARTICIPAR?
Para participar do Disney® Cultural Exchange Program, os pré-requisitos são os seguintes. IMPORTANTE: as regras são rigorosamente as que estão descritas abaixo; sem exceções.
• Ter no mínimo 18 anos de idade (completos até 1º de maio de 2019). Não há limite máximo de idade.
• Fluência na língua inglesa.
• Estar cursando, até a data de embarque, entre o segundo e o último semestre de um curso universitário de graduação, bacharel com duração mínima de quatro anos e que seja reconhecido pelo MEC.
• Participar de uma de nossas palestras informativas.
COMO É FEITO O PROCESSO SELETIVO PARA PARTICIPAR DO DISNEY CULTURAL EXCHANGE PROGRAM?
O processo seletivo é composto por duas etapas, que serão explicadas abaixo:
Primeira Etapa - STB
PASSO 1:
O candidato deve fazer um cadastro na área
CADASTRE-SE do site do STB.
PASSO 2:
O candidato também deverá se inscrever para participar presencialmente das palestras informativas
AQUI (datas e locais estão detalhados abaixo).
Devido à grande procura pelo programa Disney Cultural Exchange Program 2019, as vagas para as palestras informativas são limitadas.
No dia e horário da palestra, é obrigatória a apresentação do voucher de confirmação emitido imediatamente após a inscrição. É fundamental desbloquear os pop-ups do navegador para exibição do voucher.
Não haverá de espera no dia do evento. Apenas candidatos com a confirmação poderão assistir a palestra.
A presença na palestra informativa STB é obrigatória. Após a palestra, serão distribuídas senhas para as entrevistas, que poderão acontecer no mesmo dia ou nos dias posteriores. A preferência será para os candidatos que não residam no estado do local da palestra, mas nem sempre será possível atender a todos no mesmo dia. Caso o candidato seja de outro estado, recomendamos que se programe para passar mais de um dia no local escolhido.
No dia da entrevista, o candidato receberá as instruções de como e quando saberá o resultado de sua entrevista.
As palestras informativas da primeira fase de 2019 acontecerão nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Goiânia, Recife e Florianópolis.
Goiânia
07/05, às 10h e às 19h
Capacidade 200 pessoas por palestra
PUC Goiás - Campus 1 – Area 2 – Auditório 1 – Bloco C
Avenida Universitária, 1440 - Setor Universitário
Belo Horizonte
14/05, às 10h e às 16h
Capacidade 220 pessoas
ICBEU
Rua da Bahia, 1723
Recife
22/05, às 10h e às 19h
Capacidade 120 pessoas por palestra
Faculdade Estácio – Boa Viagem
Rua Padre Bernardino Pessoa, 512 (Anexo ao Colégio Santa Maria)
Florianópolis
04/06, às 10h e às 19h
Capacidade 200 pessoas por palestra
UNISUL – Pedra Branca – Auditório G
Avenida Pedra Branca, 25 – Cidade Universitária – Palhoça
São Paulo
09/06, às 09h, às 11h30, às 14h e às 16h
Capacidade 240 pessoas por palestra
Instituto Mauá de Tecnologia - Auditório H
Praça Mauá 1 - Mauá, São Caetano do Sul
2ª Etapa – Disney
O time de recrutamento da Disney virá ao Brasil para entrevistar os candidatos que foram aprovados na primeira etapa.
As entrevistas da 2ª etapa acontecerão em agosto de 2019 exclusivamente na cidade de São Paulo.
Por meio de um sistema da Disney, todos os candidatos terão a oportunidade de escolher dia e horário para serem entrevistados de acordo com a disponibilidade, facilitando assim a programação para os candidatos que são de outros estados.
QUANTO CUSTA A INSCRIÇÃO?
O candidato não terá de arcar com nenhuma taxa de inscrição para participar do processo seletivo do Disney® Cultural Exchange Program.
O PARTICIPANTE TERÁ DE ARCAR COM ALGUM CUSTO DURANTE O PROGRAMA?
É de responsabilidade do participante aprovado arcar com os custos de passagem aérea, assistência médica internacional, emissão do visto J-1 e emissão do criminal background check.
Também é responsabilidade do participante aprovado arcar com gastos de acomodação (é obrigatória a acomodação nos condomínios da Disney) e alimentação durante o programa.
PARA SE INSCREVER, É PRECISO TER PASSAPORTE EM DIA?
O passaporte não é obrigatório no momento da inscrição. O passaporte será obrigatório apenas para candidatos aprovados na seleção.
Informaremos durante as palestras os prazos para emissão ou renovação do passaporte.
Para passaportes já emitidos, é exigido que tenham validade mínima até abril de 2019.
QUAL O TIPO DE VISTO AMERICANO É EXIGIDO?
Após a aprovação do candidato ao programa, ele deverá providenciar o visto J-1. A Disney enviará o DS2019, documento necessário para emissão deste tipo de visto.
Não serão aceitos vistos B-1 / B-2.
Os custos de emissão do visto J-1 são de responsabilidade do participante.
QUAIS CURSOS UNIVERSITÁRIOS SÃO ACEITOS NO PROGRAMA? TECNOLÓGO? LICENCIATURA PODE?
A Walt Disney World aceita qualquer curso universitário bacharelado reconhecido pelo MEC. Não são aceitos cursos de licenciatura, curso sequencial e curso tecnológico.
ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO PODEM SE INSCREVER?
O programa é exclusivo para estudantes de qualquer curso universitário bacharelado reconhecido pelo MEC. Não são aceitos estudantes de cursos de pós-graduação.
Os demais programas de representante cultural são feitos diretamente com a Disney, porém para o candidato aplicar para os demais programas da Disney, é necessário que o candidato já tenha feito um programa de CEP anteriormente. Ou seja, o Disney Cultural Exchange Program (CEP) é a porta de entrada para qualquer outro programa da Disney.
ESTOU NO PRIMEIRO SEMESTRE DA GRADUAÇÃO. POSSO ME INSCREVER?
O candidato deverá estar cursando pelo menos o segundo semestre na data de embarque do programa, em meados de nov/dez. Sem exceções.
ESTOU NO ÚLTIMO SEMESTRE DA GRADUAÇÃO. POSSO ME INSCREVER?
Caso o candidato se forme em dezembro de 2019, ele está apto para participar do processo deste ano.
Caso o candidato se forme em julho de 2019, ele não poderá dar continuidade no processo, uma vez que é um programa para universitários e na data de embarque o candidato já estará formado. Sem exceções.
O QUE É SOCIAL SECURITY? O QUE COLOCAR NESTE CAMPO?
Social security é um documento obrigatório apenas para candidatos que já trabalharam nos Estados Unidos anteriormente. Se não for o seu caso, deixe o campo em branco.
FINALIZEI MEU CADASTRO NO SITE STB. COMO FAÇO PARA ACESSAR A ÁREA DOS SELECIONADOS?
A área dos selecionados é liberada após o final da primeira etapa do processo seletivo. Durante as palestras, o STB informará os dados de acesso. Com estes dados, o candidato poderá acessar essa área para saber se foi aprovado ou não no processo seletivo.
SE NÃO CONSEGUIR ME INSCREVER PARA A PALESTRA, POSSO ME INSCREVER PARA UMA FILA DE ESPERA?
Não, não haverá uma lista de espera. Apenas candidatos com a confirmação irão assistir a palestra.
ONDE E QUANDO OCORRERÃO AS PALESTRAS?
As palestras informativas da primeira fase de 2019 acontecerão nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Goiânia, Recife e Florianópolis.
Goiânia
07/05, às 10h e às 19h
Capacidade 200 pessoas por palestra
PUC Goiás - Campus 1 – Area 2 – Auditório 1 – Bloco C
Avenida Universitária, 1440 - Setor Universitário
Belo Horizonte
14/05, às 10h e às 16h
Capacidade 220 pessoas
ICBEU
Rua da Bahia, 1723
Recife
22/05, às 10h e às 19h
Capacidade 120 pessoas por palestra
Faculdade Estácio – Boa Viagem
Rua Padre Bernardino Pessoa, 512 (Anexo ao Colégio Santa Maria)
Florianópolis
04/06, às 10h e às 19h
Capacidade 200 pessoas por palestra
UNISUL – Pedra Branca – Auditório G
Avenida Pedra Branca, 25 – Cidade Universitária – Palhoça
São Paulo
09/06, às 09h, às 11h30, às 14h e às 16h
Capacidade 240 pessoas por palestra
Instituto Mauá de Tecnologia - Auditório H
Praça Mauá 1 - Mauá, São Caetano do Sul
ONDE E QUANDO ACONTECERÃO AS ENTREVISTAS DA PRIMEIRA FASE?
As entrevistas serão realizadas nos dias seguintes às palestras, em endereços e horários que serão informados aos candidatos após as palestras. Visando facilitar as condições para os participantes do processo seletivo, faremos o possível para que as entrevistas sejam feitas em finais de semana. Dessa forma, problemas com trânsito e limitações de horário em função de trabalho ou estudo serão evitados.
Quem reside em cidades fora dos locais das palestras, recomendamos que se programe para ficar pelo menos um dia a mais caso a entrevista não ocorra no mesmo dia das palestras.
Para as entrevistas após a palestra daremos prioridade nesta ordem para: portadores de necessidades especiais, residentes em outros estados, residentes em outras cidades e por fim residentes na cidade.
NÃO RECEBI MEU VOUCHER DE CONFIRMAÇÃO. O QUE FAZER?
Você pode reemitir seu voucher de confirmação por meio do site do STB:
http://www.palestrascep.stb.com.br/agendamento.aspx
IMPORTANTE: a apresentação do voucher é obrigatória para entrada na palestra. Sem exceções.
POSSO ALTERAR A DATA OU HORÁRIO DA PALESTRA PARA A QUAL ME INSCREVI?
Não é possível alterar a data ou horário da palestra. Caso não possa comparecer no horário agendado, o candidato pode tentar fila de espera, mas não há garantia de que haverá vaga.
QUAIS PROCEDIMENTOS DEVO SEGUIR PARA PARTICIPAR DAS PALESTRAS?
Assim que a sua presença for confirmada, você receberá um e-mail com todos os documentos necessários para a palestra/entrevista. São eles:
PARA A PALESTRA:
• RG, carteira de motorista, passaporte ou carteira de trabalho;
• Voucher de confirmação da inscrição impresso ou digitalizado.
PARA A ENTREVISTA:
• Senha STB (será entregue após a palestra);
• Currículo em inglês;
• Foto (3x4, 5x7 ou foto de rosto adicionada no currículo);
• Cópia do passaporte com validade até abril/2019 (caso possua, não há necessidade de solicitar o passaporte para a primeira etapa).
• Termos e condições com rubrica em todas as páginas, role checklist, proof of student status form impressos e preenchidos. Estes documentos são enviados junto com o e-mail de confirmação na palestra e são baixados através de um link.
QUAL O PROCEDIMENTO PARA PARTICIPAR DAS ENTREVISTAS?
Os candidatos aprovados na etapa de palestras devem chegar ao local da entrevista com pelo menos 30 minutos de antecedência, portando os seguintes documentos:
• Senha STB contendo local, data e horário da entrevista (será entregue após a palestra);
• Currículo em inglês;
• Foto (3x4, 5x7 ou foto de rosto adicionada no currículo);
• Cópia do passaporte com validade até abril/2019 (caso possua, não há necessidade de solicitar o passaporte para a primeira etapa).
• Termos e condições, role checklist, proof of student status form preenchidos e assinados. Estes documentos são enviados junto com o e-mail de confirmação na palestra e são baixados através de um link.
Recomenda-se uso de traje profissional na etapa de entrevistas.
QUAL A REMUNERAÇÃO PARA OS APROVADOS NO PROGRAMA?
Os aprovados recebem US$ 10 por hora de trabalho e a jornada mínima é de 30 horas trabalhadas por semana.
O PARTICIPANTE TERÁ DE ARCAR COM ALGUM CUSTO DURANTE O PROGRAMA?
É de responsabilidade do participante aprovado arcar com os custos de passagem aérea, assistência médica internacional, emissão do visto J-1 e emissão do criminal background check.
Também é responsabilidade do participante aprovado arcar com gastos de acomodação (é obrigatória a acomodação nos condomínios da Disney) e alimentação durante o programa.